Playstation 5 e as características do console

A apresentação oficial do PlayStation 5 foi realizada em 18 de março, na qual o engenheiro e designer Mark Cerny (arquiteto-chefe do console e também seu antecessor PlayStation 4) ofereceu todos os detalhes técnicos da nova máquina. Entre outras coisas, a Cerny destacou especialmente as grandes possibilidades de seu disco rígido SSD muito rápido, o que reduzirá o tempo de carregamento do jogo a ponto de ser imperceptível. Ele terá um disco rígido SSD, que por si só é uma tecnologia que fará uma grande diferença para minimizar o tempo de carregamento dos jogos.

Além disso, o SSD do PlayStation 5 será duas vezes mais rápido que o Xbox Series X, e sua largura de banda de leitura chegará a 5,5 GB por segundo para dados brutos e entre 8 e 9 GB por segundo para dados compactados. Essa velocidade ultra-alta terá muitas vantagens, como a eliminação do tempo de carregamento ao iniciar o jogo, a alteração de níveis ou o uso da opção “viagem rápida” em jogos de mundo aberto. Além disso, graças a isso, os desenvolvedores também poderão criar mundos maiores e mais detalhados.

Velocidade incrível e armazenamento expansível

Se houve uma grande mudança no PS5, essa foi a inclusão do SSD. Mark Cerny insistiu repetidamente no impacto de um sistema de armazenamento que representa um aprimoramento fundamental da experiência. Para demonstrar isso, Cerny comparou os tempos de carregamento de 1 GB de texturas do disco rígido do PS4 (que é de cerca de 100 MB / s de taxas de leitura) com o que seria necessário em um PS5, com uma unidade que atinge 5 , 5 GB / s em dados brutos e não compactados.

De acordo com seus cálculos e dados, o disco rígido leva cerca de 20 segundos se considerarmos que os dados geralmente estão espalhados pelo disco rígido e 2/3 do tempo em que as informações estão sendo pesquisadas, enquanto apenas 1/3 do Está sendo gasto tempo lendo e transferindo-o.

Retrocompatibilidade para poder jogar tudo que você quiser

O que a patente não deixa claro é como seria essa compatibilidade com versões anteriores, se finalmente for incluída no PS5. Portanto, não podemos garantir se o PS5 seria capaz de ler jogos de todos os consoles PlayStation ou se sua compatibilidade com versões anteriores seria limitada exclusivamente aos jogos do PS4.

Por enquanto, teremos que esperar para ter certeza de que o PlayStation 5 será compatível com versões anteriores ou não e de que maneira, mas o que está claro é que a Sony tomou nota da alta demanda que há dos usuários dessa função e do sistema operacional ainda mais com o enorme sucesso que está tendo o Xbox One.

Processador de frequência variável

A Sony anunciou as especificações técnicas do PlayStation 5, revelando que o processador (3,5 GHz) e o chip gráfico (2,23 GHz) do seu novo console terão velocidade variável, ao contrário do Xbox Series X, cuja CPU (3,8 GHz) e GPU (1,825 GHz) permanecerão constantes nessa potência. Segundo os especialistas em hardware, isso significa que os desenvolvedores precisam tomar decisões ao criar jogos PS5 que não serão necessários na máquina ou no PC da Microsoft.

Antes de entrar em detalhes, vamos explicar o que a Sony quer dizer com “variável”, porque o conceito de boost tem um significado diferente aqui do que em dispositivos móveis ou computadores. Geralmente, em um smartphone ou PC, o processador pode diminuir seu desempenho máximo e sua velocidade, dependendo do ambiente: por exemplo, se ficar muito quente. Este não será o caso no PS5: todos os consoles operam com o mesmo desempenho.

Quando será lançado o novo console no Brasil?

Anteriormente, em 8 de outubro, Jim Ryan, presidente da Sony Interactive Entertainment (SIE), havia confirmado o nome e a data de lançamento do PS5 em um comunicado à imprensa afirmando: “Hoje tenho orgulho em compartilhar que nosso próximo console geração será chamada de PlayStation 5 e a lançaremos a tempo do Natal 2020”. Por outro lado, durante a feira de eletrônicos CES 2020, Ryan apresentou o logotipo oficial do PlayStation 5 sem fornecer mais detalhes oficiais. Por isso, o que podemos fazer agora é esperar ansiosamente por essa potente máquina que provavelmente vai ser um enorme sucesso no mercado de videogames.

Publicado Em Video Games Autor: Jayson Custódio Azeredo - Data da publicação: 12 junio, 2020